Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
MENU
Surto de dengue em SC: quais os sintomas e como evitar a doença?
10/04/2023 23:29 em Saúde

Atualmente, Santa Catarina vive um surto de dengue com registros de casos em 145 municípios e números alarmantes. A doença, transmitida pelo mosquito aedes aegypti, possui sintomas típicos de doenças virais e costuma ser ainda mais recorrente em épocas chuvosas.

Segundo a infectologista Renata Zomer, a população deve tomar cuidados a fim de deixar os mosquitos longe de suas casas. Medidas como a retirada de água parada de recipientes e o uso frequente de repelente são essenciais, principalmente em períodos de surto. Já em relação aos sintomas, quando sentidos, o paciente deve procurar uma unidade de pronto atendimento (UPA) assim que desconfiar da doença.

“Os sintomas da dengue costumam ser típicos de doenças virais como febres, dores no corpo e na cabeça, além de indisposição. Porém, existem casos em que a doença provoca vômitos abundantes, dores abdominais contínuas, sangramento de mucosa, fluxo mais intenso na menstruação, sonolência excessiva, irritabilidade e desmaios repentinos”.

Renata Zomer, infectologista.

Segundo a especialista, não existe um tratamento específico para a dengue e a maior parte dos casos não evolui para algo grave. Mas é preciso estar atento e pacientes em situação alarmante devem ser acompanhados por um médico.

Fonte(SCC10)

COMENTÁRIOS