Atualmente, Santa Catarina vive um surto de dengue com registros de casos em 145 municípios e números alarmantes. A doença, transmitida pelo mosquito aedes aegypti, possui sintomas típicos de doenças virais e costuma ser ainda mais recorrente em épocas chuvosas.
Segundo a infectologista Renata Zomer, a população deve tomar cuidados a fim de deixar os mosquitos longe de suas casas. Medidas como a retirada de água parada de recipientes e o uso frequente de repelente são essenciais, principalmente em períodos de surto. Já em relação aos sintomas, quando sentidos, o paciente deve procurar uma unidade de pronto atendimento (UPA) assim que desconfiar da doença.
“Os sintomas da dengue costumam ser típicos de doenças virais como febres, dores no corpo e na cabeça, além de indisposição. Porém, existem casos em que a doença provoca vômitos abundantes, dores abdominais contínuas, sangramento de mucosa, fluxo mais intenso na menstruação, sonolência excessiva, irritabilidade e desmaios repentinos”.
Renata Zomer, infectologista.
Segundo a especialista, não existe um tratamento específico para a dengue e a maior parte dos casos não evolui para algo grave. Mas é preciso estar atento e pacientes em situação alarmante devem ser acompanhados por um médico.
Fonte(SCC10)