Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
MENU
Em Estado de Emergência, governo do Peru decreta toque de recolher noturno em 15 províncias
16/12/2022 07:10 em Mundo

O governo do Peru ordenou nesta quinta-feira, 15, um toque de recolher noturno em 15 províncias localizadas em oito departamentos, dos 24 que o país possui, após um dia em que pelo menos seis manifestantes morreram, o que elevou para 14 o número de mortos na onda de protestos que começou no domingo passado.

A restrição de circulação vigorará por pelo menos cinco dias, segundo o decreto publicado no jornal oficial El Peruano. “Durante a imobilização social obrigatória (toque de recolher), as pessoas podem circular nas vias de uso público para aquisição, produção e abastecimento de alimentos, o que inclui o seu armazenamento e distribuição para venda ao público”, detalha o decreto. Além disso, estão excluídos o pessoal de saúde, coleta e saneamento de resíduos, transporte, entregas, telecomunicações e outras atividades fundamentais.

As farmácias também poderão continuar sua atividade durante o toque de recolher de acordo com o decreto publicado. Da mesma forma, será permitido o deslocamento daquelas pessoas que requerem atenção médica urgente porque sua vida ou saúde está em risco grave.

O departamento sulista de Cuzco é a região com o maior número de províncias (quatro) em imobilização social obrigatória, com toque de recolher das 20h às 4h em Cuzco, La Convención, Chumbivilcas e El Espinar.

Os departamentos de Huancavelica e Ica, no centro do país, e Puno e Apurímac, no sul do Peru, têm cada um duas províncias sob toque de recolher.

Fonte(Jovem Pan)

COMENTÁRIOS