Pela segunda semana consecutiva os números de casos e internações da Covid-19, no Rio de Janeiro, indicaram um arrefecimento da onda da doença.
O número de novos casos registrados passou de 17.988, na penúltima semana de novembro, para 8.594, na última semana, o que representa uma redução de 52,2%.
O período avaliado é o de 20 a 26 de novembro, contra 27 de novembro a 3 de dezembro. As taxas de positividade dos testes rápidos e RT-PCR também apresentaram tendência de queda.
Entre o final de novembro e o começo de dezembro, foram feitos em média 3 mil testes de antígeno no Estado e a positividade foi de 29%. Já para o RT-PCR, foram analisados diariamente 570 exames, com uma positividade de 37%. Os atendimentos a casos de síndrome gripal nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da rede estadual tiveram queda de 31% no período analisado.
As solicitações de leitos para a Covid-19 também registraram queda. No período entre o fim de novembro e o início de dezembro, eram 19 pedidos por dia, 9 para UTI e 10 para enfermaria.
Já na semana anterior, eram 26 demandas de atendimento, 14 para UTI e 12 para enfermaria.
Apesar dos sinais de arrefecimento, as autoridades de Saúde ainda reforçam o apelo para que as pessoas se protejam com o uso de máscara e se vacinem contra a doença.
Desde o início da pandemia, mais de 70 mil pessoas morreram por causa de Covid-19 em todo o Estado do Rio de Janeiro.
Fonte(Jovem Pan)