Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
MENU
Vereadora diz que mulher foi “Castigada por Deus” por ter filho com deficiência
01/11/2023 17:56 em Cotidiano

Uma vereadora da cidade de Arcoverde, em Pernambuco, proferiu uma fala capacitista contra uma opositora. Zirleide Monteiro (PTB) disse que a mulher foi “castigada por Deus” por ter um filho com deficiência. O caso foi registrado na última segunda-feira (30).

A parlamentar estava na tribuna falando sobre uma queda que sofreu, com o vídeo viralizando nas redes sociais. Indignada com as publicações, acusou um servidor da Câmara de espalhar as imagens e se referiu a uma opositora, que teria comentado as postagens de forma jocosa. Depois, fez o comentário preconceituoso.  

“O castigo de Deus, ele dá em vida e quando ela veio com o filho deficiente, é porque ela tinha alguma conta a pagar com aquele lá de cima”, afirmou a vereadora. O presidente da Câmara, Wevertton Siqueira (Podemos), repreendeu a parlamentar no mesmo momento, repudiando o discurso. A mulher se negou a pedir desculpas na hora, voltando com o discurso preconceituoso. 

A mulher citada pela petebista é mãe de uma criança de quatro anos, que tem transtorno do espectro autista. Ela e Zirleide teriam se desentendido dias antes da fala. Em nota, a vereadora pediu desculpas e disse que agiu movida pelas agressões e mentiras proferidas, acrescentando que está arrependida e que defende a luta em favor das pessoas com deficiências.  

O Instituto Brasileiro de Defesa dos Direitos dos Autistas (IBDTEA), diante da situação, apresentou notícia-crime ao Ministério Público de Pernambuco e solicitou abertura imediata de processo administrativo disciplinar contra a política, propondo a cassação do mandato. 

Fonte(SCC10)

COMENTÁRIOS