Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
MENU
Sérgio Moro recebe o título de Cidadão Honorário de Joinville
29/10/2023 19:17 em Politica

A Câmara de Vereadores de Joinville entregou, na manhã desta sexta-feira (27), o título de Cidadão Honorário ao ex-ministro da Justiça e Segurança Pública e atual senador Sérgio Moro (União Brasil-PR). A homenagem tem a ver com a carreira de magistrado, pois Moro atuou entre 1999 e 2002 à frente da 3ª Vara Federal da maior cidade de Santa Catarina e foi primeiro juiz do juizado especial previdenciário, inaugurado em Joinville em 2002.

Durante a homenagem, Moro declarou em discurso (foto) que, além da grande honra de receber o título, que o fato da primeira filha ter nascido no Hospital Dona Helena, “faz essa cidade ter lugar sempre no coração”. O autor da proposta de conceder a honraria ao ex-juiz federal, que marcou época quando comandou o processo da Operação Lava Jato, em Curitiba, o vereador Ednaldo José Marcos, o Nado (Pros), citou alguns momentos do trabalho do então magistrado em Santa Catarina, como na desocupação da Ilha dos Remédios, em Balneário Barra do Sul; a interdição do aterro sanitário de Araquari; e o fechamento do canal do Linguado.

Motivo da homenagem é a ligação com a cidade

Na justificativa que levou à aprovação da homenagem, Nado explica que, embora tenha nascido e se formado em direito em Maringá (PR), Moro tem uma enorme ligação com Joinville. Talvez, por isso, o agora senador recorde de quando passava férias, em Balneário Camboriú, e os pais paravam na Cidade das Flores e dos Príncipes, como diz o hino do município, para comer a famosa empada Jerke (lê-se Iérque).

Moro também recorda de como foi o trabalho na cidade quando ainda era juiz. “Tive oportunidade de me ocupar com diversos casos, principalmente na área ambiental, envolvendo a Baía da Babitonga, envolvendo a questão do lixo aqui na região”, lembra. Na solenidade, estiveram presentes, entre outros, o senador Esperidão Amin (PP), o deputado estadual Maurício Peixer (PL) e o empresário ex-prefeito Udo Döhler (MDB).

Fonte(SCC10

COMENTÁRIOS