Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
MENU
Calor histórico no inverno vai atingir vários estados do Brasil; confira
21/08/2023 17:57 em Brasil

A semana no Brasil terá calor histórico e potencialmente recorde em algumas áreas, informou a MetSul Meteorologia. Isso porque, uma massa de ar excepcionalmente quente irá tomar conta de grande parte do território brasileiro com marcas extremas para o inverno em muitas localidades.

Máximas perto ou acima de 40ºC são esperadas em vários estados. A semana começa com uma massa de ar frio influenciando o tempo mais ao Sul do Brasil, mas entre terça e quarta-feira, com um profundo centro de baixa pressão, ar muito quente chegará à Região Sul, elevando fortemente a temperatura nos três estados da região.

A baixa pressão e uma frente fria devem trazer chuva e temporais localmente fortes para o Sul enquanto o ar quente se reforçará incrivelmente na parte central do país. Ao final, uma massa de ar frio de forte intensidade vai avançar a partir do Sul do país na segunda metade da semana. O calor vai atingir marcas impressionantes para o mês de agosto.

O calor extremo será sentido em grande parte do país, incluindo o Sul, o Centro-Oeste e o Sudeste com máximas perto e acima de 40ºC. Inicialmente, calor extremo atingirá áreas da região amazônica e, depois, migrará para o Centro-Sul do Brasil.

Em Santa Catarina, a quarta-feira deve ter marcas de 32ºC a 34ºC no Oeste Catarinense, mas no Sul Catarinense e no Vale do Itajaí podem ocorrer máximas de 35ºC a 38ºC, isoladamente superiores.

Na sexta, à medida que uma frente fria avança pelo Sul do Brasil, o calor cede em muitas áreas do Sudeste do Brasil enquanto o frio se intensifica no Sul. Seguirá, contudo, muito quente na maior parte do Centro-Oeste, no Norte de São Paulo e em parte do estado de Minas Gerais. A temperatura declina no Rio de Janeiro e no Sul e no Leste de São Paulo. Calor muito intenso é previsto para o Norte de Minas Gerais.

Fonte(SCC10)

COMENTÁRIOS