Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
MENU
Bebê sofre corte na cabeça durante parto e maternidade de Joinville será investigada
02/08/2023 18:05 em Cotidiano

Um bebê recém-nascido sofreu um corte na cabeça durante o parto na Maternidade Darcy Vargas, em Joinville, no dia 14 de julho. O bebê precisou passar por uma cirurgia de emergência, no Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria,onde está internada, após contrair uma infecção que teria sido causada pelo ferimento.

O bebê saiu da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e foi transferido para o quarto nesta quarta-feira (2) e segundo familiares está melhor. O caso está em investigação pela Polícia Civil.

O caso

De acordo com a advogada da família, Stephanie Corazza, “no momento do parto a médica viu o ferimento, não deixou a mãe segurar a criança e já levou para outra sala e chamou o pai.” Segundo a mãe, a médica disse que o útero dela estava duro e precisou fazer mais força. A mãe estava com pressão alta e foi necessário realizar uma cesárea.

Depois, enquanto ainda estava anestesiada a médica informou que ocorreu um corte superficial no bebê e encaminhariam para sutura. Quando mãe, que é soropositiva, recebeu a criança, ela já estava com os dois pontos na cabeça.

As duas receberam alta, mesmo com o corte na cabeça da criança e um líquido vazando do ferimento, e se deslocaram ao posto de saúde, onde os médicos recomendaram uma pomada. Cinco dias após o incidente, elas retornaram ao posto de saúde local, onde foi requisitado uma cirurgia de emergência.

Possíveis sequelas

Segundo a advogada, foi localizada uma testemunha que ficou internada com a mãe da criança e vai depor sobre o ocorrido. “No hospital Infantil, a mãe e a bebê foram muito bem tratadas e estão em atendimento”, afirmou. No momento está sendo realizado uma investigação criminal.

A advogada afirma que não possível estimar se o recém-nascido terá sequelas da infecção. “Antes da cirurgia os riscos eram maiores. Agora podem aparecer sequelas mas só poderão ser vistas com o desenvolvimento da criança. Prejuízos na capacidade motora, déficit intelectual, problemas no desenvolvimento da fala”, conclui Stephanie.

A Direção da Maternidade Darcy Vargas esclarece que “no caso citado, ocorreu uma intercorrência no momento da cesárea. O paciente foi imediatamente atendido e segue internado recebendo os cuidados médicos no Hospital Jeser Amarante Faria. A Maternidade Darcy Vargas informa ainda que o evento está em investigação pela Gestão de Risco da unidade, buscando identificar se houve alguma falha na conduta tomada durante o parto.”

Fonte(SCC10)

COMENTÁRIOS