Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
MENU
Dois ciclones extratropicais intensos se encontram no Sul do continente
Estado
Publicado em 29/07/2023

Imagens de satélite mostram dois ciclones no Sul do continente, sendo um deles na região Oeste do Sul chileno e outro sobre o oceano Atlântico, na região Leste da Patagônia. Conforme meteorologista Estael Sias do MetSul, as imagens de espirais de nuvens são comuns em ciclones extratropicais intensos. O fenômeno deve provocar chuva em regiões do Chile e não oferece riscos ao Brasil. As informações são do MetSul.

Um dos ciclones, que se formou no Sul do Brasil, está se distanciando do Rio Grande do Sul. O fenômeno vem acompanhado de uma frente fria que atinge Santa Catarina.

A expectativa é de muito frio para o final de semana. As temperaturas mínimas não devem passar dos 12ºC neste sábado e domingo.

Frente fria provoca chuva

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) a frente fria, característica que acompanha ciclones, até o final de julho, poderá provocar acumulados de chuva maiores que 40 mm em áreas centrais de Santa Catarina e no extremo sul do Rio Grande do Sul. Já em áreas do Paraná, há previsão de tempo seco e sem chuva.

A Defesa Civil de Santa Catarina informou que na noite desta sexta-feira (28) a chuva deve ser fraca em áreas do norte de Santa Catarina, devido à passagem de um frente fria pelo estado, mas não há risco para ocorrências relacionadas.

Nas demais regiões, o tempo firme já predomina e o vento sopra do quadrante sul, com fraca a moderada intensidade, trazendo a sensação de frio. No momento, as temperaturas variam de 4 a 8°C no Planalto Sul, de 9 a 13°C no Grande Oeste, Alto Vale do Itajaí e Litoral Sul.

Nas demais áreas oscilam entre 14 e 17°C. Nas próximas horas, com o afastamento da frente fria, o tempo volta a ficar firme em todas as áreas e as temperaturas seguem em declínio. 

Fonte(SCC10)

Comentários