Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
MENU
Ministro confirma novo valor do salário mínimo a partir de 1º de maio
28/04/2023 07:29 em Brasil

O governo deve encaminhar nos próximas semanas para o Congresso o projeto de lei com a proposta para a política de valorização do salário mínimo.

A medida vai prever que o valor seja corrigido pela inflação mais o crescimento consolidado do Produto Interno Bruto, ou seja, o PIB de dois anos antes.

O texto do projeto de lei ainda vai ser debatido internamente no governo mas já foi negociado com as centrais sindicais que participaram de reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na tarde desta quinta-feira (27) no Palácio da Alvorada.

Após o encontro, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, afirmou que a proposta de valorização é a mesma usada nos dois primeiros mandatos de Lula. Marinho confirmou que o governo irá editar uma Medida Provisória, que irá entrar em vigor em primeiro de maio, prevendo o novo valor do salário mínimo de R$ 1.320. O presidente Lula já havia indicado que esse seria o valor.

“Vamos mandar em dois formatos. [O aumento do salário mínimo para] R$ 1.320 vai por medida provisória [para o Congresso Nacional]. E a política de recuperação permanente, de valorização permanente do salário mínimo, irá por projeto de lei”, afirmou o ministro.

O aumento real para o salário mínimo todos os anos, ou seja, o aumento acima da inflação, foi uma promessa de campanha de Lula.

Fonte(SCC10)

COMENTÁRIOS