Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
MENU
Primeira neve do ano em SC aparece em abril e dá inicio ao frio
20/04/2023 07:57 em Estado

A previsão de temperatura mínima de 2ºC para a Serra Catarinense se concretizou, possibilitando a primeira neve do ano em Santa Catarina, nesta quarta-feira (19).

O fenômeno climático chegou de forma tímida, acompanhado de chuva e chuva congelada, mas antes do esperado, em abril, cerca de dois meses antes do início do inverno.

Os cenários meteorológicos já apontavam para a chance de chuva meteorológica e o frio intenso. Os municípios que registraram o fenômeno, até o momento, foram Urubici e Bom Jardim Jardim da Serra.

“Tem todo o indicativo de chuva congelada e neve”, explica o meteorologista Marcelo Martins da Epagri/Criam.

Massa de ar despencou as temperaturas

Uma explicação para a queda brusca nas temperaturas em toda Santa Catarina é uma, uma massa de ar seco e frio, que já ocasionou queda das temperaturas e que permanece atuando no estado até o início da próxima semana, segundo a Defesa Civil.

O órgão prevê que o fenômeno mantém o tempo estável com predomínio de sol e sensação de frio nas noites e madrugadas, entre a sexta-feira (21), feriado em homenagem a Tiradentes, e o final de semana. 

Chuva congelada é registrada na Serra Catarinense

O frio provocou chuva congelada em municípios da Serra Catarinense, na noite desta quarta-feira (19).

Os moradores estão compartilhando nas redes sociais a paisagem coberta por pequenas pedras de gelo e a paisagem branca.Segundo o meteorologista Piter Scheuer, pelo que é possível ver nos vídeos, trata-se de chuva congelada e neve de forma bem pontual.Alguns moradores chegaram a relatar que teriam visto nevar por cerca de um minuto. O especialista diz que, em alguns pontos, de forma fraca, é possível ver indícios de neve.Em Bom Jardim da Serra, na região serrana, vários registros do frio foram compartilhados. O município chegou a registrar temperatura de 2,3ºC no início da noite desta quarta.”A condição de chuva congelada era prevista, principalmente no topo da Serra “, explica o meteorologista.Na região de Vacas Gordas, em Urubici, um motorista registrou o momento que começa a chover chuva congelada.

Fonte(SCC10)

COMENTÁRIOS