A cidade de Orleans, no Litoral Sul catarinense, foi atingida por uma microexplosão e fortes rajadas de vento, com velocidade entre 80 km/h a 100 km/h, conforme informações do meteorologista Piter Scheur, do Climaterra.
O município teve diversos estragos, entre eles, destelhamentos, queda de árvores, falta de energia e granizo.
Essa situação do tempo foi favorecida pelo forte abafamento e um sistema de baixa pressão nos níveis médios e altos da atmosfera”, explica o especialista.
Imagens mostrar a força impressionante da chuva e do vento, além dos estragos causados pelo temporal. Um carro foi atingido por uma placa, árvores caíram em vias e casas ficaram destelhadas.
O que é uma microexplosão?
Conforme explica o portal Geoclima em uma publicação nas redes sociais, “uma microexplosão é basicamente você pegar um balão e preencher com água. Em um determinado momento ele não irá suportar o excesso de carga e vai transbordar/estourar, caindo de uma vez só em um determinado ponto, neste caso, vários bairros de uma única cidade. Automaticamente a chuva aumenta de forma significativa e gera intensas rajadas de vento que podem provocar destelhamentos e queda de árvores e postes”.
Fonte(SCC10)