Moradores ficaram em pânico ao presenciarem um assalto falso, na tarde desta quarta-feira (18), próximo a um clube de tiro, no bairro Nova Esperança, em Balneário Camboriú. A situação fez com que as pessoas que estavam na rua corressem para se abrigar em uma empresa e chamassem a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), que chegou a acionar o helicóptero para buscar os suspeitos.
Os suspeitos teriam realizado um assalto com armas longas, do tipo fuzil, e teriam fugido em uma camionete. Outros moradores relataram a mesma informação aos policiais.
Depois de pelo menos 30 minutos de buscas, com sobrevoo da aeronave águia 07 pela região e também mobilização das equipes policiais de Itapema e Itajaí, que passaram a realizar barreiras na BR-101, para evitar fuga, a camionete envolvida no suposto assalto, estava estacionada em uma residência, na rua Nova Iguaçu.
A polícia cercou a casa e abordou o morador, que surpreendeu a polícia, ao revelar que ele grava vídeos para seu canal no YouTube e que a cena presenciada na rua, era uma de simulação de um assalto. O grupo usou armas de airsoft.
O homem disse ainda que não informou aos órgãos e que não tinha autorização para fazer a simulação. O youtuber recebeu voz de prisão pelo crime de ameaça e pela contravenção penal de perturbação do trabalho ou sossego alheios. As penas podem chegar aos 5 anos de reclusão.
Na mira da arma
Quem estava na rua e viu a cena, chegou a relatar que o homem teria apontado a arma e mandando ir embora. As pessoas fugiram e acionaram a PMSC. Os moradores contaram que se sentiram extremamente assustados com a situação e que estavam abalados.
Polícia mobilizada sem necessidade
Conforme a Polícia Militar, diante do atentado contra o funcionamento do serviço policial militar, ao provocar prejuízo ao atendimento de outras ocorrências e a atividade de policiamento, o jovem foi preso. As armas airsofts e demais itens utilizados na gravação foram apreendidos como objetos utilizados no crime. Nas câmeras apreendidas, há várias cenas das gravações feitas em simulação ao assalto.
Pela gravidade da ocorrência gerada, todas as viaturas e motocicletas policiais do 12° BPM e o helicóptero Águia 07 foram utilizados na operação. A polícia diz que durante o deslocamento para o local da ocorrência, as viaturas precisaram cruzar sinais vermelhos, trafegar pela contramão e exceder o limite de velocidade. Outras ocorrências, que aguardavam atendimento, foram deixadas em segundo plano, por conta do suposto assalto mobilizar todos os policiais.
Fonte(SCC10)