Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
MENU
Câmara aprova decreto de intervenção federal na segurança do Distrito Federal
Brasil
Publicado em 10/01/2023

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta segunda-feira (9), por unanimidade, o decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que estabelece a intervenção federal na Segurança Pública do Distrito Federal.

O texto foi assinado por Lula, no domingo (8), em decorrência da invasão e depredação dos prédios dos Três Poderes, em Brasília. O decreto tramitou em caráter de urgência e foi aprovado pelos deputados em votação simbólica. A redação não pode sofrer alterações na Câmara e, por isso, segue conforme editada pelo governo para apreciação no Senado Federal, o que é esperado para esta terça-feira.

Na leitura do parecer, o relator do texto, deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA), argumentou que as forças de segurança mostraram-se “incapazes de impedir, de coibir e de reprimir tais ataques intoleráveis ao Estado Democrático de Direito e ao patrimônio público”. Segundo ele, a intenção era a depor o governo eleito, “por meio de golpe de Estado”.

O relator destacou possível comportamento leniente por parte das autoridades distritais em relação às ameaças golpistas, que já eram observadas na capital federal. “Com efeito, o governo do Distrito Federal e sua Secretaria de Segurança Pública foram, para dizer o mínimo, inábeis, negligentes e omissos ao cuidar de um tema tão sensível, porquanto se tratava de tragédia anunciada”, concluiu Rubens Pereira Júnior.

Fonte(SCC10)

Comentários