Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
MENU
Chuva deixa desabrigados e desalojados em SC e cidades decretam situação de emergência
12/10/2022 07:23 em Estado

Santa Catarina está sendo afetada por instabilidades atmosféricas, o que causou chuvas intensas, volumosas e persistentes, ultrapassando os 300 mm de precipitação, conforme MetSul. Abelardo Luz, São Domingos e São Lourenço do Oeste decretaram situação de emergência e Bom Jesus, Ipuaçu, estavam avaliando o decreto, nesta terça-feira (11). O município de Coronel Martins já havia decretado a situação de emergência.

Além dos municípios afetados com maior intensidade, pelo menos outras 14 cidade do Oeste de SC registraram ocorrências por conta das chuvas. Em Vargeão, por exemplo, devido aos alagamentos, 130 famílias ficaram isoladas na linha Urumbeva.

Conforme o relatório da Defesa Civil do estado, Abelardo Luz está com 18 pessoas desabrigadas. Os municípios também reportaram desalojados em Bom Jesus (18), Passos Maia (9), São Domingos (21) e São Lourenço do Oeste (22), sendo pelo menos 70 pessoas nessa situação. Há ainda o relato de 2 mil pessoas afetadas pelas chuvas em Coronel Martins e 390 em Vargeão, aponta o relatório do Centro Integrado de Gestão de Riscos e Desastres.

A Defesa Civil alertou para a condição de risco muito alto, o que representa a chance de alagamentos, deslizamentos e enxurradas para as áreas já afetadas ao longo das últimas 72h. Ainda há previsão de volumes em torno de 50mm a 100mm, pontualmente podendo passar desses valores.

Entre os danos causados pela forte chuva estão diversos pontos de alagamento, danos em bueiros e nas estradas, deslizamento de terra, interdição de vias e enxurrada.

Fonte(SCC10)

COMENTÁRIOS