Diversos golpes têm sido aplicados por WhatsApp utilizando o nome do Procon. Vendo isso, a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Defesa do Cidadão (Procon Municipal), orienta o cidadão como ficar atento e evitar possíveis golpes.
O golpe que mais tem se propagado é pelo aplicativo de conversas WhatsApp. Nele, os criminosos entram em contato com a vítima se passando por um servidor do Procon – com a logo da secretaria no perfil – e enviando um boleto falso para pagamento.
Ao invés de pagar a dívida, a pessoa acaba direcionando o valor para o golpista.
Segundo o Procon, o órgão não faz cobranças ou envia links por WhatsApp, SMS ou qualquer outro meio eletrônico. Assim, a população deve desconfiar de pedidos por mensagem de texto, evitar clicar em links estranhos ou abrir e-mails incomuns, mesmo que tenham sido enviados por familiares, amigos e pessoas de confiança.
O órgão orienta que, antes de fornecer seus dados, o cidadão pergunte quais informações a pessoa requerente possui e qual o objetivo da ligação ou contato.
“Golpistas estão sempre atualizando meios para fazer novas vítimas e recentemente têm se tornado comum extorsões em nome de Procons em diferentes municípios. Principalmente agora em período eleitoral, os golpes costumam ser usados para a propagação de fake news. Por isso, estamos emitindo um alerta para que o consumidor fique bem informado e não seja lesado”, explica o secretário municipal de Defesa do Cidadão, Miltinho Barcelos.
Fonte(ND+)