Uma forte frente fria deve avançar pelo Brasil nesta semana, com chuva em diversas regiões e os maiores acumulados de precipitação em algumas cidades nos últimos meses.
Começo da semana
Segundo o Metsul, na segunda-feira (15), uma frente fria não muito intensa vai se deslocar pelo Centro-Sul do Brasil. Há risco de chuva moderada e granizo no Rio Grande do Sul, parte de Santa Catarina e Paraná.
Já na terça-feira (16), a frente fria se desloca mais para norte do Rio Grande do Sul, para Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e pontos de São Paulo. No centro-oeste, deve haver chuva forte e não são descartados temporais isolados em Mato Grosso do Sul.
Final da semana
Na segunda metade desta semana, espera-se que uma segunda frente fria, uma massa polar de ar, dessa vez de grande intensidade, derrube as temperaturas, trazendo muito frio no sul, no centro-oeste, no sudeste e em parte do norte do país.
A massa de ar frio vai trazer queda de temperatura ainda no centro-sul de Goiás, em Rondônia, Acre, Amazonas, sudoeste do Pará, Espírito Santo e até em parte da Bahia.
“O ar frio vai ingressar com fortes rajadas de vento em um grande número de cidades, sobretudo do Centro-Oeste e do Sul do Brasil, o que vai trazer sensação térmica muito baixa. No começo da sexta-feira, nos pontos mais altos do Sul do Brasil, entre os Campos de Cima da Serra e o Planalto Sul Catarinense, as fortes rajadas de vento com temperatura negativa podem trazer sensação térmica em alguns momentos de até 10ºC a 15ºC abaixo de zero”, afirma o Metsul.
Fonte(SCC10)