Um ciclone Subtropical com características de furacão pode ser registrado na região Sul do Brasil na próxima semana. De acordo com informações do Conexão GeoClima, a tendência é que o ciclone seja com núcleo quente entre baixas a médios níveis na troposfera e ocorra durante a terça (17) e quarta-feira (18). Regiões do Rio Grande do Sul e Sul de Santa Catarina devem ser as mais atingidas pelo ciclone.
A Defesa Civil de Santa Catarina já havia alertado durante a semana sobre a previsão que um ciclone se aproxime da costa catarinense, entre a noite da próxima segunda-feira (16) e quarta-feira (18). O órgão, entretanto, não aponta características de furacão, mas alerta que o fenômeno deve provocar vento forte, desde o Meio-Oeste até o Litoral, com rajadas que podem ultrapassar 100 km/h no Planalto Sul, Litoral Sul, Alto Vale e Grande Florianópolis. O aviso meteorológico diz que o risco é de moderado a alto.
“É um cenário preocupante, mas com os avisos sendo emitidos da forma correta, sem sensacionalismo e fake news, podemos ter apenas danos materiais”, informou o Conexão GeoClima nas redes sociais.
Fonte(SCC10)