Pessoas com 80 anos ou mais, que já realizaram a dose de reforço da vacina contra covid-19 até três de dezembro do ano passado, podem tomar a 4ª dose do imunizante em Jaraguá do Sul, Norte de Santa Catarina.
A Secretaria de Saúde de Santa Catarina (SES), seguindo recomendação do Ministério da Saúde (MS), autorizou na última semana, o início da aplicação da segunda dose de reforço nos idosos com 80 anos ou mais que tenham tomado a primeira dose de reforço há quatro meses, ou mais.
Por esse motivo, a Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que está liberada a 4ª dose da vacina. Quem tomou depois dessa data deve aguardar nova chamada. Para os demais grupos a vacinação segue ocorrendo da mesma forma.
A segunda dose de reforço deve ser realizada com as vacinas Pfizer, Janssen ou AstraZeneca, independentemente da dose utilizada anteriormente.
Conforme o MS, a aplicação da segunda dose de reforço é importante para a proteção dos idosos contra a Covid-19, tendo em vista que estudos apontam a diminuição da efetividade das vacinas neste público, a partir de 3 a 4 meses depois da aplicação.
Fonte(ND+)